Campanha publicitária é um conjunto de peças, criadas a fim de divulgar um produto ou serviço que atenda ao mesmo objetivo e comunicação, através da unidade entre as peças. Elas devem apresentar a mesma ideia, cores, estilos, slogan e outras características.
Toda campanha publicitária possui conceito e tema.
Conceito é a mensagem que se deseja transmitir, já o tema é a forma como o conceito será expressado. É função do tema construir a unidade da campanha, de forma a comunicar sempre a mesma ideia, além de provocar impacto e empatia entre o público-alvo e o produto.
Tipos de campanha:
Campanha institucional:
Este tipo de campanha busca tornar uma instituição conhecida e não um produto. Ela oferece a marca e geralmente faz uso de datas comemorativas e apelos emocionais.
Campanha de varejo:
Busca induzir a compra de um ou vários produtos da marca, como um anúncio de brinquedo, promoção e etc.
Campanha promocional:
Divulga a promoção de um produto ou serviço de forma massiva, usando mídias como rádio, tv, banners, jornais e etc.
Campanha de oportunidade:
Este tipo de campanha utiliza-se de eventos importantes, divulgando o produto, apresentando o evento e mostrando os benefícios dessa parceria.
Campanha de lançamento:
Divulga-se produto ou serviços geralmente com palavras como “novidade”, “novo”, “chegou”, entre outras. Pode-se utilizar também personagens famosos para divulgação.
Campanha de sustentação:
Feita após o lançamento. A campanha de sustentação visa reforçar e relembrar o produto ou serviço na mente do consumidor.
Campanha social:
A campanha social busca aspirar um novo futuro. Possui caráter informativo sobre novas culturas e crenças capazes de provocar mudanças.
Campanha industrial:
Visa anunciar serviços para outra empresa. Geralmente se utiliza de informações técnicas, já que estará vendendo para alguém que entende do produto que está sendo oferecido.
Campanha corporativa:
Informa objetivos, políticas e normas de uma companhia. Busca construir uma opinião positiva ou favorável sobre a empresa, a fim de gerar confiabilidade.
Campanha para trade:
Voltada para revendedores e não consumidores, mostra como o produto pode gerar lucro para a pessoa e para a empresa.
Campanhas governamentais:
São campanhas estatais, destinadas a expressar a preocupação com o povo, de forma que reforce ou modifique a imagem do governo.
Campanha educativa:
Orienta e divulga informações de interesse social. Promovem temas importantes, como saúde pública, preservação do meio ambiente e outras.
Campanha eleitoral:
Feita em período eleitoral, esta campanha busca apresentar novos candidatos à população, destacando as qualidades e propostas de cada um.