Há algum tempo o marketing tradicional já não está mais dando conta e nem consegue acompanhar a necessidade do mercado. De comerciais na TV até panfletos, além de não serem os meios mais efetivos de contato ainda são bem mais caros. Marketing digital de fato chegou para revolucionar, deu a pequenos negócios a oportunidade de escalar, de conseguir expandir, de alcançarem um público que antes não conseguiriam. Todo negócio merece um tráfego de qualidade, e olha que legal, quem vai atrás desse público no ambiente digital é você mesmo, através de publicações, conteúdo, e-mail, chamados, e etc.

O QUE É?

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias do Inbound Marketing. Ele possui um fluxo de trabalho com as seguintes etapas:

1º Atrair – Primeiro você precisa atrair o seu cliente para uma página onde ele vai te passar alguma informação de contato.

2º Engajar – O engajamento ou nutrição do lead (cliente que você tem dados se torna um lead) nada mais é do que a entrega de conteúdo RELEVANTE, é a sua hora de mostrar para ele tudo o que sabe e tem a oferecer.

3º Converter – Esse é o último estágio do funil, quando você faz a oferta do seu produto. Existem muitas formas de se fazer uma oferta irresistível, mas para isso eu precisaria fazer outro texto.

Nesse momento deve estar se perguntando: mas para que tudo isso?

Para fazer sentido, você é quem precisa responder essa pergunta.

Você confia mais no seu amigo que compartilha gratuitamente conhecimento com você ou naquele que já chega te vendendo algo?

NA PRÁTICA

Você tem um curso de maquiagem, um consultório de psicologia ou presta serviços de limpeza. Exemplos bem distintos para que você consiga visualizar essa técnica em seu negócio.

(Fluxo do Inbound Marketing)

1º Fazer um anúncio de algum material gratuito, com uma imagem e texto bem atrativo.

2º Em seu site, captar os contatos e entregar o material da forma que preferir.

3º Com mensagens automáticas, criar uma relação com o seu lead, dando dicas, mais conteúdo gratuito, uma amostra do que sabe fazer, etc.

3º Quando sentir que está pronto, fazer uma oferta explicando detalhadamente o seu produto/serviço para conseguir vendê-lo.

OU


(Fluxo de Venda Direta)

1º Fazer um anúncio chamando a pessoa para comprar o seu produto.

2º Direcionar para a página de venda e orar para que o produto se venda.

Em qual das situações você acredita que há mais chance de acontecer uma venda? Se achar que é a primeira situação, continue lendo.

Agora vamos te explicar direitinho como fazer esse trabalho com marketing de conteúdo e alavancar suas vendas.

Você vai precisar que o seu produto ou serviço esteja muito bem definido, um site, anúncios (Texto, imagem, vídeo, gif), uma ferramenta de automação de e-mails e muita criatividade!

1 . Acreditando que você já estudou e definiu muito bem o seu público-alvo, é hora de partir para a produção de algum material de valor, uma isca digital. Faça algo que você possa usar como moeda de troca com o seu cliente. Na pescaria se usa insetos, aqui a nossa isca é sempre algum conteúdo. Esse material pode ser um guia, um vídeo, uma minissérie, um livro ou um documento importante do seu segmento.

Você irá anunciar esse material, e quem quiser recebê-lo terá que deixar algumas informações preciosas, incluindo uma forma de contato.

2 . Através dos anúncios você vai captar o seu cliente. Esse anúncio pode ser em texto, imagem, vídeo, gif… Tudo vai depender da forma como seu público prefere consumir informação.

Todo anúncio irá direcionar o seu cliente para uma página de captura, terá um formulário para colher todos os dados de contato. O e-mail é o mais utilizado pela facilidade que tem em entregar o conteúdo, mas WhatsApp, SMS, Facebook Messenger, Instagram Direct também são boas alternativas.

Lembrando que você vai precisar de ferramentas para te dar um suporte nessa hora. Existem muitas opções no mercado, escolha uma que atenda suas necessidades.

3 . A nutrição ou encantamento, como são chamados, pode ser a parte mais trabalhosa. Você precisará entregar para esse lead mais informações, mais conteúdo relevante para o seu segmento. Com automação, essa entrega se torna simples e rápida, mas ainda sim você terá que atualizar, inovar e sempre produzir material diferenciado ou comentando casos atuais. Defina uma periodicidade, crie um planejamento e seu trabalho ficará mais fácil!

A HORA DA OFERTA

Para produtos mais simples, a oferta pode ser feita através de um e-mail, use Lives ou Webinários para produtos que demandam mais acompanhamento e mais explicações. Fica a seu critério, porém o importante é deixar muito claro para o seu cliente como aquele produto ou serviço vai resolver um problema específico dele.

PÓS-VENDA

O pós-venda também é um fator muito importante, principalmente se quiser vender novamente para aquele cliente. Siga essas dicas para fazer um pós-venda de qualidade:

1º Surpreenda – Entregar o básico é sua obrigação, mas já parou para pensar como seria, por exemplo, se quando a pessoa abrisse o seu produto tivesse algum brinde, algo simples, mas que não fazia parte do contratado, ou se quando seu curso de maquiagem fosse adquirido, a aluna ganhasse um batom?

O básico todo mundo já faz. Seja o diferencial no seu mercado!

2º Pesquisa de satisfação – Mesmo conhecendo muito bem o seu público, algumas necessidades podem passar despercebidas, por isso uma pesquisa de satisfação com uma área para sugestões é indispensável. Assim você conseguirá analisar o seu produto e ainda receber dicas para desenvolver mais conteúdo, atualizá-lo e melhorá-lo de acordo com o feedback recebido

3º Não abandone o cliente –  Não é porque já vendeu para aquela pessoa que você não precisa mais manter relação, muito pelo contrário, continue enviando conteúdo, ajude tirando dúvidas, mantenha contato.

Agora que já conhece todo o processo, é hora de implementar as técnicas em seu negócio.

Sim, é possível fazer os dois tipos de venda, através de Inbound Marketing e a venda direta, mas isso vai depender do quanto você está disposto a se doar para fazer essas duas campanhas tão distintas caminharem juntas!

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