Desde que o ser humano começou a dialogar verbalmente, ele dá sua opinião sobre algo. É inevitável que um ponto de vista seja exposto e é superinteressante que façamos bom uso dele. É aí que enxergamos o Marketing de Indicação: quando adquirimos algo ou contratamos algum serviço através da indicação de alguém próximo. Consideramos válida a opinião dessa pessoa e essa credibilidade se transfere para a empresa da qual o indicador falou sobre.

Apesar de ser uma estratégia barata, muitas empresas brasileiras esquecem que ela existe e não a utilizam tanto, mas a mesma possui eficiência comprovada, podendo aumentar o rendimento de marcas, grandes ou pequenas.

Pesquisas dizem que cerca de 92% dos consumidores confiam mais em uma indicação recebida do que no que um meio de comunicação diz. Como sabemos que um cliente pode gerar outro, temos, primeiramente, que saber agradá-lo o suficiente para que o Marketing de Indicação aconteça, independente de seu tipo.

Tipos de Indicação

Orgânica: a mais simples e sobre a qual estamos comentando desde o início. Um cliente satisfeito conversa sobre sua satisfação com um possível cliente. A segmentação do mercado acaba se tornando maior, pois o cliente indicará seu produto/serviço para quem achar válido receber tal opinião.

Com colaboradores: toda empresa pode contar com seus stakeholders para que eles experimentem sobre o que ela tem a oferecer e fale sobre isso com sua lista de contatos, caso os agrade.

Pagas: normalmente acontece pelas redes sociais, com empresas pagando um bom representante para colocar a estratégia em prática. Na linguagem popular, é a famosa “publi”, que os digital influencers estão acostumados a fazer. Como seus seguidores os consideram formadores de opinião, poderão facilmente trazer novos clientes.

O engajamento é a palavra chave

É interessante que uma empresa explore todos esses tipos de indicações simultaneamente, mas do que adianta se os indicadores não forem recompensados, já que estão prestando um serviço? Não é preciso esconder que esse é o tipo de comportamento esperado, tanto que, atualmente, diversas empresas estão apostando em recompensas por indicação, o que acaba criando um motivo extra para falarem de sua marca.

Pondo em prática, quando certificados de que um cliente fez indicações que geraram vendas, podemos agradecê-lo, presenteá-lo com algum material exclusivo da marca – que consequentemente agregará valor a ela – ou oferecer um bônus em alguma compra, por exemplo.

Transformar seu cliente em um “vendedor” é eficiente.

Então, o que falta para a sua empresa colocar o Marketing de Indicação em prática? Entre em contato conosco que te ajudaremos!