Campanha publicitária é um conjunto de peças, criadas a fim de divulgar um produto ou serviço que atenda ao mesmo objetivo e comunicação, através da unidade entre as peças. Elas devem apresentar a mesma ideia, cores, estilos, slogan e outras características.

Toda campanha publicitária possui conceito e tema.

Conceito é a mensagem que se deseja transmitir, já o tema é a forma como o conceito será expressado. É função do tema construir a unidade da campanha, de forma a comunicar sempre a mesma ideia, além de provocar impacto e empatia entre o público-alvo e o produto.

Tipos de campanha:


Campanha institucional:

Este tipo de campanha busca tornar uma instituição conhecida e não um produto. Ela oferece a marca e geralmente faz uso de datas comemorativas e apelos emocionais.

Campanha de varejo:

Busca induzir a compra de um ou vários produtos da marca, como um anúncio de brinquedo, promoção e etc.

Campanha promocional:

Divulga a promoção de um produto ou serviço de forma massiva, usando mídias como rádio, tv, banners, jornais e etc.

Campanha de oportunidade:

Este tipo de campanha utiliza-se de eventos importantes, divulgando o produto, apresentando o evento e mostrando os benefícios dessa parceria.

Campanha de lançamento:

Divulga-se produto ou serviços geralmente com palavras como “novidade”, “novo”, “chegou”, entre outras. Pode-se utilizar também personagens famosos para divulgação.

Campanha de sustentação:

Feita após o lançamento. A campanha de sustentação visa reforçar e relembrar o produto ou serviço na mente do consumidor.

Campanha social:

A campanha social busca aspirar um novo futuro. Possui caráter informativo sobre novas culturas e crenças capazes de provocar mudanças.

Campanha industrial:

Visa anunciar serviços para outra empresa. Geralmente se utiliza de informações técnicas, já que estará vendendo para alguém que entende do produto que está sendo oferecido.

Campanha corporativa:

Informa objetivos, políticas e normas de uma companhia. Busca construir uma opinião positiva ou favorável sobre a empresa, a fim de gerar confiabilidade.

Campanha para trade:

Voltada para revendedores e não consumidores, mostra como o produto pode gerar lucro para a pessoa e para a empresa.

Campanhas governamentais:

São campanhas estatais, destinadas a expressar a preocupação com o povo, de forma que reforce ou modifique a imagem do governo.

Campanha educativa:

Orienta e divulga informações de interesse social. Promovem temas importantes, como saúde pública, preservação do meio ambiente e outras.

Campanha eleitoral:

Feita em período eleitoral, esta campanha busca apresentar novos candidatos à população, destacando as qualidades e propostas de cada um.