Quando falamos sobre identidade visual não estamos falando somente de um logotipo, mas sim de tudo que envolve esteticamente a marca da empresa. Isso inclui: fonte, cor, proporção, variações e outras informações.
A papelaria institucional de uma empresa deve seguir todas as normas especificadas no manual da marca. Ter itens de papelaria devidamente desenvolvidos é um diferencial que passa credibilidade e valores relacionados com a empresa.

Mas o que é a papelaria corporativa?

A papelaria corporativa é um conjunto de peças utilizada no cotidiano da empresa e que tem como função consolidar a marca. As peças que compõem a papelaria institucional são de suma importância para a equipe de vendas. Utilizadas dentro do ambiente corporativo, no contato com o cliente e também em conjunto com o produto, todos os itens auxiliam na fixação e memorização do visual da empresa.

Quais peças compõem a papelaria?

A escolha das peças pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa, porém, podemos contar como básicos de toda papelaria, as seguintes peças:

Cartão de visita
O item mais importante para conquistar espaço. Esta peça deve conter todos os dados de contato tanto da empresa quanto do profissional que o porta, e ser levado sempre que for possível para encontrar clientes e fazer parcerias.

Papel timbrado
O papel timbrado pode ser utilizado tanto na versão impressa quanto digital. Utilizado em propostas, contratos, orçamentos, relatórios e etc, esta peça permite consolidar a imagem da empresa.

Envelopes
Os envelopes personalizados têm como função proteger documentos oficiais e informações confidenciais da empresa durante o processo de troca e movimentação.

Pasta
Em uma reunião de negócios é recomendado que os documentos sejam apresentados em pastas personalizadas com a marca da empresa. Usada em ambientes corporativos, esta peça transmite uma imagem profissional para empresas perante possíveis investidores e parceiros.